sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Hospedagem - Parte 2


Oieeeeeee!!!!

Depois de um tempo às moscas, eis que resolvo tirar as teias de aranha do blog! Esse fim de ano foi bem pesado no trabalho, então ficou muito complicado de escrever alguma coisa decente por aqui. Passada a bagaceira, vamos ao que interessa: a 2ª parte do post sobre hospedagem.

Bom, na 1ª parte falei sobre os critérios que uso para escolher o tipo de hospedagem. Já nessa 2ª parte, vou indicar sites úteis tanto para pesquisa quanto para reserva de hospedagem.

Bom, existem hoje vários sites confiáveis que você pode usar pra reservar seu hotel/albergue, apartamento e afins. Eu só vou indicar aqui os que já usei. Sei que tem muitos outros confiáveis por aí, mas só me sinto confortável em indicar os que conheço, ok? Vamos ver um a um:

- Hoteis: esse é o site que uso com maior frequência para reservar tanto hotéis quanto albergues. É fácil de usar, é possível filtrar as buscas por vários parâmetros (preço, avaliação dos hóspedes, número de estrelas, bairro, etc). A grande vantagem para mim é o programa de fidelização dele, o Welcome Rewards. Você se cadastra e, a cada 10 noites reservadas e utilizadas, você ganha uma diária gratuita (o valor é calculado pela média das 10 diárias utilizadas). Funciona mesmo, viu? Já ganhei algumas diárias! Na verdade, você fica é com um crédito, que é descontado do valor final da sua próxima reserva. Outra vantagem é que você pode ir pagando parcelado no cartão, ou, em alguns casos, optar por pagar diretamente no hotel. Para hospedagem no exterior, tem a vantagem de o valor já ser calculado em reais e não ser cobrado IOF de 6,38% no cartão de crédito. Há possibilidade de cancelamento gratuito. Caso já tenha começado a pagar no cartão, o estorno é feito rapidamente.

- Booking: esse site também é muito bom. Simples de usar, também possui os mesmos filtros que o site anterior e você paga diretamente no hotel. Muitos hotéis oferecem a possibilidade de cancelamento gratuito até uma data bem próxima da viagem. Infelizmente não possui programa de fidelidade, mas em compensação, é possível achar tarifas mais amigas que no site acima.

- Submarino e Expedia: ambos também são ótimos! Praticamente não os utilizo mais por não terem programa de fidelidade, mas caso houvesse, voltaria a utilizar com certeza, pois também funcionam muito bem! Ambos possuem as vantagens dos demais. Só não posso falar sobre o caso de cancelamento ou alteração da reserva, pois nunca precisei utilizar esse recurso por esses sites.

- Decolar: bom, eu ando em uma péssima fase com a Decolar. Já utilizei há uns 3 anos para reservar hotel e funcionou bem, mas recentemente comprei passagens em promoção para Amsterdã e minha compra foi sumariamente cancelada pela empresa. Não consegui atendimento na central telefônica, pois ao inserir meu código de compra, a ligação era derrubada. Ao utilizar um outro código qualquer, eu conseguia entrar na fila de atendimento, com tempo de espera de mais de 1 hora. No final, sem conseguir resolver direto com a empresa, resolvi entrar com uma ação na justiça, que ainda está pendente. Em suma, a partir desse fato resolvi não utilizar mais os serviços desta empresa, pelo menos enquanto houver empresas mais comprometidas e que tratem melhor o cliente.

Bom, para reserva de casas e apartamentos, os dois sites que indico são:

Alugue Temporada: nele você pode filtrar por tipo de imóvel, número de hóspedes, preço, avaliação dos clientes, enfim, funciona praticamente da mesma forma que os sites anteriores, mas apenas para casas e apartamentos particulares. Apesar de ser brasileiro, conta com imóveis no exterior também.

Airbnb: funciona da mesma forma que o site acima, mas nele você também tem a possibilidade de reservar apenas uma parte do imóvel, como um quarto, por exemplo. Para algumas pessoas, conforme o estilo de viagem (mais econômico), pode ser uma excelente forma de economizar.

 

Bom, é isso! Espero que aproveitem as dicas!

2 comentários: