quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Hospedagem - Parte 1

Oi gente!

Blog anda meio abandonado... fim de ano no trabalho tá me matando! Mas sem mais desculpas, vamos a mais um post!

Hoje vou falar sobre hospedagem. O post vai ser dividido em duas partes, porque esse assunto gera pano pra manga! Geralmente essa é a parte que menos me preocupa quando vou organizar uma viagem. Não que não seja importante, mas como não costuma ter promoção com frequência e eu geralmente viajo em baixa temporada, acaba que a escolha das hospedagens vai sendo empurrada pro final da lista de prioridades (se você viaja em alta temporada, finja que não leu isso!!!).

Bom, existem vários sites de confiança que você pode utilizar para fazer pesquisas de hotéis/apartamentos/hostels, etc. No próximo post vou te passar a lista dos sites que conheço e que já usei, mas agora vou explicar os meus critérios para a escolha da melhor hospedagem para cada destino.

Bom, em primeiro lugar, para saber qual o tipo de alojamento vou utilizar em cada cidade/país, procuro me informar a respeito do custo de vida do local. Para isso, pesquiso os preços das diárias em cada cidade. Muita gente não sabe, mas esta é uma excelente forma de se avaliar e comparar o custo de vida entre cidades/países. Vamos a um exemplo simples:

Paris é uma cidade reconhecidamente cara. Por outro lado, Berlim é uma cidade relativamente barata. Abaixo temos uma comparação de preços entre hotéis de categoria 3 estrelas e bem avaliados quanto à localização, um em cada cidade e para mesmas datas. Veja a diferença de preços (considere as notas dos usuários, senão não é justo)!
 


Pesquisa par Berlim



Pesquisa para Paris
  


Pois bem, feito isso, quando se trata de uma cidade com custo de vida mais amigável, eu procuro ficar em hotel mesmo, fazendo a reserva em algum dos sites que vou te passar no fim do post. Vou falar sobre isso em outro post, mas já te adianto que o sudeste asiático é o paraíso para isso: é possível se hospedar em hotéis 4 estrelas por menos de R$ 100,00 a diária para o casal!

Quando a cidade é mais cara, eu costumo escolher uma entre duas opções: hostel (albergue) ou aluguel de apartamento por temporada. Antes que você torça o nariz pro hostel, saiba que a idéia de que hostels são muquifos, biroscas, pocilgas e afins é completamente ultrapassada! Se já foi assim um dia, não sei! O que sei é: existe muito hostel por aí dando um banho em muito hotel/pousada. Destaque para os hostels da Europa em geral. Já fiquei em alguns na Alemanha, Áustria, República Tcheca e Holanda e posso afirmar que não trocaria nenhum deles por hotel, me atenderam muito bem! São limpos, têm bom atendimento, bons preços e o principal: muito bem localizados. Ah, sim! Isso sem mencionar a possibilidade de conhecer gente do mundo inteiro!

Quanto ao aluguel de apartamento por temporada, costuma ser uma boa opção para as cidades mais caras e fica melhor ainda quando estamos viajando em grupo, pois a diária é fixa e quanto mais gente pra ratear, melhor. É importante manter contato com o administrador do imóvel e ficar atento às avaliações dos outros usuários, para reduzir as chances de entrar numa fria, ok?

Bom, vou encerrar esse post por aqui para não me alongar demais. Na parte 2, vou indicar alguns sites que uso para fazer minhas reservas de hospedagem e explicar quais as vantagens de cada um, ok?

Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário